IET – Incubadora

Apresentação

A Incubadora de Empresas (IE), é uma incubadora de 2ª geração, o que significa que dá uma forte enfâse ao apoio às incubadas, potenciando o seu sucesso após graduação.

A inserção territorial e as conjunturas nacional e internacional, caracterizadas por forte desemprego prolongado atingindo especialmente os grupos etários jovens e acima dos 45 anos, aconselham a considerar o conceito de incubadora de empresas mista, isto é, ter simultaneamente uma Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT) e uma Incubadora de Empresas dos Setores Tradicionais (IEST).

A componente IEBT, é uma incubadora para empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados da investigação aplicada e desenvolvimento, nos quais a tecnologia representa elevado valor acrescentado.

A componente IEST, é uma incubadora para empresas ligadas aos setores tradicionais da economia, que usam tecnologia largamente difundida mas querem adicionar valor aos seus produtos, processos ou serviços através de um melhoramento incremental do seu nível tecnológico e se comprometem a incorporar ou desenvolver novas tecnologias.

Em qualquer dos casos a inovação, mais disruptiva na IEBT e mais incremental na IEST, será sempre o fator diferenciador, enquanto pilar essencial para a competitividade, competindo à IE:

  • a promoção do Empreendedorismo (sensibilização e captação de empreendedores);
  • o apoio à Pré-incubação;
  • o apoio à Incubação;
  • o apoio à Pós-incubação.